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Hooked Model: Como grandes aplicativos prendem sua atenção

Horário de almoço, você está na sala de espera do consultório, pega seu celular, navega alguns segundos pelas redes sociais, vê alguns vídeos curtos e quando percebe já se passaram vários minutos. Muitos apps são projetados para prender, ou melhor, “fisgar” sua atenção fazendo com que fique scrollando a tela, chegando notificações ou procurando por novidades que possam te entreter. 

 

Idealizado por Nir Eyal, o Hooked model nos mostra como podemos formar hábitos através dos produtos digitais.


Vamos entender os 4 pilares desse modelo: Trigger, Action,Variable reward e Investiment, a combinação de todos nos ajudam a entender por que desbloqueamos nosso celular centenas de vezes por dia para acessar as redes sociais. A propósito, você já parou para se perguntar quantas vezes por dia desbloqueamos nosso celular?

 

Trigger (Gatilho)

O primeiro passo para esse modelo são os gatilhos, e esses podemos dividir em 2 tipos.

 

 

Gatilhos Externos: Comunicam ao usuário qual a próxima ação que ele deve realizar, eles podem vir através de um CTA, notificação, anúncios e outras formas. Por exemplo: “Horário de almoço, aqui está um cupom para pedir sua próxima refeição” (Te lembra algum app?).

Gatilhos Internos: Esses se manifestam automaticamente na sua mente, normalmente estão ligados a emoções, conectar gatilhos internos a um produto é uma mina de ouro para formar hábitos fortíssimos. Você se sente entediado e decide passar mais alguns minutos assistindo vídeos curtos para se entreter. Ou então: “Acho que ainda tenho um cupom para aquele restaurante”.

Action (Ação)

O primeiro foi dado, agora usuário realizará a tarefa sugerida, essa por sua vez deve estar clara e ser simples de executar, não é o momento para perdermos nosso usuário. Por isso torne seu produto o mais simples possível para que usuários saibam como usá-lo, e vamos para a terceira etapa.

Variable reward (Recompensa variável)

Na última etapa você adicionou seu almoço ao carrinho, portanto aqui está sua recompensa, um cupom de 10 reais e entrega grátis. Essa fase é crucial para garantir o investimento do usuário e consequentemente levá-lo a repetir o ciclo outras vezes. Aqui, o incerto prende nossa atenção, isso nos leva a buscar cada vez mais por outras recompensas.


Temos 3 tipos de recompensa: 

Tribes: Recompensas sociais, comentários, visualizações, likes e engajamento.

Hunt: Busca por descontos, promoções, recursos e informações.

Self: Conquistas pessoais, terminar um curso, aprender a tocar uma nova música, finalizar uma série.

Investment (Investimento)

O investimento pode ser seu tempo, esforço, dinheiro, mas sempre em busca de um benefício no futuro, isso torna usuários compradores e ao mesmo tempo vendedores, a partir do momento que passam a defender seu produto os usuários começam a vender a ideia para outras pessoas. 

 

Usuários tendem a continuar em serviços no qual tenham investido esforços. Você cadastra seu endereço e seus principais cartões de pagamento no app e isso facilitará seu próximo pedido, você desprendeu esforço e dinheiro em troca de mais facilidade nos demais usos.

E depois?

Após todos esses passos, a intenção é que o usuário volte a entrar no ciclo até que um novo hábito seja criado, passando assim de um produto que agia como uma vitamina para momentos pontuais e sortidos, para um analgésico essencial para aquele usuário na sua vida cotidiana. Lembro de algum app no momento que estava lendo cada uma das etapas?

 

Esse texto foi escrito com base no livro Hooked.