DISPONÍVEL PARA PROJETOS

contato@ramondesigner.com

Stands – Há um pulo de distância, um universo de sabor

Entendendo o negócio

 

Era uma segunda-feira daquelas, trânsito, chuva e frio. Você chegou cedo, todavia, tinha dormido pouco porque seu smartphone havia tocado às 2h15 com o pessoal de negócios avisando que pela manhã haveria uma reunião para discutir a implementação de um novo sistema para um cliente que possui uma loja de cup cakes gourmet e que quer um aplicativo mobile para incrementar suas vendas pela internet.


Tudo bem, você entra na sala de reunião e vários stakeholders estão presentes, inclusive o cliente, com cara de poucos amigos, também pudera, na última empresa que ele contratou, os analistas não souberam elicitar os requisitos, desprezaram a opinião dele e construíram um APP que não funcionava; as reclamações dos clientes foram tantas que ele simplesmente retirou do ar e, claro, teve a imagem de sua empresa arranhada. Assim, isso vai demandar uma abordagem extremamente cautelosa e uma análise minuciosa.


Por isso seu diretor, logo de início, na parte de apresentações, já dispara seu nome como sendo o analista responsável por levantar os cartões de história dos usuários, transformar em requisitos ágeis completos e apresentar os produtos para a aprovação do cliente e sua equipe para evoluirmos para a fase de planejamento do sistema. Isso foi uma exigência do cliente porque como já escrevemos, na última vez em que ele tentou fazer esse APP, foi uma catástrofe atrás da outra.

 

Riscos mitigados

 

  • Riscos de valor e negócio: A fim de desenvolvimento do projeto, os riscos de valor e negócio foram validados previamente antes do desenvolvimento do projeto.
  • Riscos de usabilidade: Esse risco foi mitigado realizando um teste de usabilidade com 5 usuários.
  • Riscos de desenvolvimento técnico: No cenário utilizado teríamos uma equipe de desenvolvedores Front-end e Back-end capaz de desenvolver todo o fluxo ao longo das sprints definidas abaixo.

 

Mapa conceitual

Afim de trazer clareza sobre as funcionalidades presentes no app e definir a construção desse projeto juntamente com um time Tech, foi desenvolvido um mapa conceitual, mapa de histórias de usuário, backlog de sprint e backlog de produto. Para visualizar com mais detalhes você pode navegar pelo projeto no figma abaixo:

Wireframes

 

Abaixo trago os wireframes de média fidelidade, uma etapa antecedida ao processo de wireframe foi a coleta de referências visuais e criação de sketches (esboços feitos no papel) das telas a serem criadas.

Protótipos de tela